Pico da Canjerana: o acesso mais fácil do Caraça!

Atualização Mar 2016:
Pico da Canjerana visto desde a trilha do Inficionado
Foto ilustrativa recente, apenas para dar a dimensão do Pico
Localizada na região Central de Minas Gerais, bem próxima à Belo Horizonte, a RPPN do Caraça é um lugar grandioso sob todos os aspectos.

Para o Montanhismo interessa que em seus domínios encontram-se paisagens fascinantes; coroadas por sete grandes picos, todos possíveis de serem cumeados. Destes, os Picos do Inficionado e do Sol são os mais procurados pelos montanhistas.

Recebendo um convite agendamos uma visita ao Pico do Inficionado para os dias 10 e 11 de novembro, seguindo todas as normas impostas pela RPPN.

Ajeitados os trâmites logísticos e burocráticos ficamos espreitando o tempo. Entretanto, aproximada a data, o clima não estava favorável. Respeitando as normas do Caraça, tivemos que trocar o Inficionado pelo Canjerana, acrescido de umas pantufadas nos arredores do Santuário...

Relato Dia 1

Na véspera da viagem, ao ajeitar minhas tralhas descobri que meu fogareiro estava no trabalho, fruto de um empréstimo. No dia da viagem, 10 de novembro saí de casa às 5h30 debaixo de chuva e fui ao escritório pegar o bendito fogareiro.

Do escritório corri para a rodoviária de BH, onde às 7h00 encontrei com o Gabriel que veio de São Paulo para nos acompanhar. Da rodoviária corremos para o Terminal JK onde encontramos o restante do pequeno grupo. Embarcamos rumo ao Caraça por volta de 7h30 da manhã.

O tempo estava nublado e chuviscava bastante. Seguimos pela BR 381 sentido Vitória; uma viagem vagarosa pela rodovia movimentada e com pista escorregadia. Avistamos sete acidentes na rodovia em um trecho de aproximadamente 60 km!

Aliviados, deixamos a BR 381 e pegamos a rodovia MG 436 passando por Barão de Cocais. Por fim, antes de chegarmos à Santa Bárbara, entramos à direita em direção ao Caraça.

Beirando 9h00 chegamos ao Caraça ainda sob chuva fina. Fomos direto à lanchonete tomar um café. Já o Eudes que organizava a pernada foi cumprir a parte burocrática na recepção.

Ao retornar juntamente com o nosso guia Neneco, veio a notícia definitiva: esqueçam o Inficionado, pois os córregos que cruzam a trilha estavam "jogando água pra fora"!

Então, sugerido pelo Guia Neneco, o jeito era colocar em prática o Plano B para não perdermos a viagem até o Caraça.

Faríamos um trekking ao Pico da Canjerana (1.890m); com ida e retorno naquele mesmo dia. Ao retornar pernoitaríamos na Pousada do Caraça para no dia seguinte "inventar moda" nos arredores do Santuário.

Aceitado o plano B, sem delongas raspamos as moedas nos bolsos e corremos à pousada do próprio Caraça atrás de um pernoite, já que a RPPN não possui camping.

Fizemos as contas e por lá deixamos as nossas cargueiras, pois com aquela chuvarada pernoitar por ali seria o mais acertado. Escolhemos dois quartos triplos; sendo que o nosso (dos homens), um de nós teria que dormir no chão...

Retornamos à Lanchonete apenas com as mochilas de ataque. Debaixo de chuva fina deixamos o Sítio Histórico às 10h30, caminhando pela estrada de acesso sentido Portaria da Unidade. Até o cume do Canjerana seriam aproximadamente 12 km.

Voltando sentido portaria, cruzamos uma ponte. Após a casa de hóspedes à esquerda, entramos também à esquerda na bifurcação; tomando sentido sudoeste através de trilha larga e praticamente plana.

À frente seguia o nosso guia Neneco, modos que fomos despreocupados. Há muito, muito tempo mesmo não caminhava com um guia. Confesso que custei um pouco a me desligar dos "acidentes-referências" que normalmente observamos quando estamos “sós” em uma trilha!

Foto do retorno: Sol "molhada" pelos Campos de Fora...
Depois de pouco mais de 1 hora de caminhada, quase toda rodeada por mata de transição, capoeiras e leve aclive, chegamos à região chamada de Campos de Fora.

Trata-se de um lugar muito bonito, porém a neblina não nos permitiu ver muito. Mesmo assim, à nossa direita, distante uns 300 metros estava a Cachoeira dos Campos de Fora, bufando com tanta água!

Até esse ponto sinceramente foi uma caminhada entediante. Isto porque a neblina não deixou ver nada à distância! Diria que foi como caminhar rumo a lugar nenhum.

Mas a partir dos Campos de Fora começou a surgir alguma coisa mais animada! Logo de cara tivemos que enfiar o pé na água em um córrego enxurrada para prosseguirmos na trilha.

Sob neblina e chuva pelos Campos de Fora
Começamos então a saída dos Campos de Fora, tomando sentido sul e adentrando no trecho de subida mais acentuada. Belas formações rochosas aparecem, apesar da entediante neblina.

Mais um trecho e tivemos novamente que enfiar o pé num rego d’água, cujas pedras de tão lisas pareciam sabão... Caminhar sob chuva realmente é um exercício de paciência...

Aguaceiro pela trilha
Cuidado redobrado, mas ao subir num trechinho complicado adiante alguns teimaram em ir ao chão. Eu escapei, graças a Deus!

A essa altura eu nem me importava mais em proteger-me, pois estava todo molhado mesmo.

Só tentava proteger a minha câmera sem vergonha, por isso nem ousava tirá-la para registrar alguma imagem! Mas caminhar sob chuva é uma experiência necessária...

E tome subida. A trilha é fácil, larga em quase toda a sua extensão, pois trata-se de uma antiga estradinha base-cume.

Mas é um trecho longo, com cerca de 12 km, sendo mais de 4 km só de subidas.

E sob chuva, vento e neblina aquilo não era agradável. Em muitos trechos a enxurrada tomava conta da trilha. Pelas pedras e barrancos escorriam cachoeiras provisórias.

Fomos margeando o morro, sem conseguir ver absolutamente nada. Mas não tem erro na trilha-estradinha: ela é única! E o tempo foi passando com a lenta progressão, graças aos muitos escorregões.

As paradas também foram várias, inclusive para observarmos uma pequena cobra que se camuflava na beira da trilha. Modos que só chegamos ao topo do Pico Canjerana por volta de 14h30, mais ou menos.

Topo do Canjerana: visual zero
E para D: Sol, Neneco, Eudes, Débora, Raquel, Gabriel e James
No pequeno topo do Canjerana há duas construções também pequenas, rodeadas por um resto de cerca. Anos atrás abrigava uma estação de energia, que alimentava as linhas de trens que circulavam pela região.

Isto explica porque grande parte da trilha se desenvolve pelos restos de uma antiga estrada, de uns três, quatro metros de largura, apesar de estar tomada pelo mato.

Uma das construções no topo que
abrigava subestação de energia
Claro, a estrada foi necessária porque equipamentos pesados faziam parte do conjunto no topo do Pico. E para levá-los até lá certamente utilizou-se de algum transporte especial.

Segundo Neneco, nos tempos em que a estação funcionava era proibido ir ao Pico da Canjerana, inclusive havia por lá vigilância por 24 horas.

Apesar do péssimo estado de conservação dos pequenos cômodos, eles podem servir de abrigo em caso de emergência; ou ainda suficientes para armar algumas barracas. Ademais, o topo é completamente exposto!

A única coisa que deu pra ver desde o topo do Canjerana...
Permanecemos pouco tempo no topo, no máximo meia hora, pois ventava bastante, chovia e fazia muito frio. Além disso não tínhamos visual, havia neblina por todos os lados.

Situação óbvia: Como estávamos encharcados, permanecer muito tempo por lá não era recomendável! Assim, após algumas fotos e comermos algumas bobeirinhas tratamos de iniciar a descida.

Descendo o Canjerana
Além da 'molhadeira' geral, havia também outra condicionante: estávamos na Pousada do Santuário e pretendíamos jantar. E a janta por lá é servida entre 18h30 e 19h30 impreterivelmente.

Como havíamos levado mais de 4 horas para subir o Pico, estávamos com tempo curto para voltarmos, trocarmos de roupa e ainda jantar!

Aliás, àquela altura ficar sem janta da Pousada seria um castigo, até porque não se pode acender fogareiro nas dependências da Pousada do Caraça!

Que visual...
Ao deixarmos o topo, felizmente a chuva deu uma trégua. Aí até tirei a câmera vagabunda e fiz alguns registros trilha abaixo. Mas visual ao longe que é bom nada!

A trilha é pelo mesmo caminho da ida; e fomos descendo em ritmo normal. Modos que por volta de 17 horas mais ou menos estávamos entrando novamente na região dos Campos de Fora. Aí sim, apertamos o passo porque a trilha agora era plana.

Tanque Grande
Casa das Sampaias
Mais uma hora e meia de caminhada mais ou menos e chegamos a uma bifurcação, onde o guia tomou um atalho, passando pelo Tanque Grande, que é uma represa muito bonita.

Dada à chuva e ao volume de água, tivemos que atravessar na correnteza do vertedouro. Foi um pouco perigosa essa passagem; mas com ajuda mútua vencemos com louvor...

Poucos metros adiante e já era possível ver a torre neogótica do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Passamos pela Casa das Sampaias e pela Pedra Dom Pedro II, adentrando no Pátio da Igreja por volta de 19h00.

Estávamos em petição de miséria: molhados, gelados, embarrelados, cansados e esfomeados!

Fomos diretos para nossos aposentos na pousada. Rapidamente trocamos de roupa. Corremos para o restaurante jantar, afinal estávamos no limite do relógio. Jantamos fartamente, afinal não havíamos almoçado.

Fizemos um pouco de hora por lá, mais para nos aquecer, modos que fomos praticamente os últimos a deixar o recinto.

Antes de deixar o restaurante ainda caí na cilada armada pelo Sr. James Dean Amorim, que resultou na minha escolha para dormir no chão naquela noite!

Aqui Pedro II caiu do Cavalo...
Depois do jantar, enquanto alguns foram descansar, eu e o James demos uma circulada pela área a Pousada Histórica.

Tomamos uma cerveja comprada na lanchonete no Claustro; e ficamos esperando o famoso lobo guará aparecer no pátio da Igreja. Ficamos de pé, quietos à espera... Mas nada do bendito aparecer...

Voltamos para o nosso quarto e, com a demora do sono, em torno de 23h00 ainda fui lá no pátio tentar ver o lobo que ainda não havia dado as caras.

Algumas pessoas, inclusive vários estrangeiros ainda estavam por lá. Todos num silêncio absoluto, imóveis, armados com suas câmeras ultra mega tecnológicas estrategicamente posicionadas, à espera dos mais famosos moradores do Caraça.

Segundo o guia Neneco, os lobos podem aparecer por lá até de madrugada.

Mas fui vencido pelo cansaço e por volta de 23h30 caí na cama, melhor, no chão do quarto e dormi feito pedra, afinal havia caminhado 24 km aproximadamente e embaixo de chuva! Pelo que depois fiquei sabendo, o lobo deu um baile em todos aquela noite...

Relato Dia 2

Santuário visto da trilha da Capela
O domingo amanheceu chuvoso, pra variar. Então, nada de aventuras mais ousadas, até porque vários ribeirões que cortam a RPPN do Caraça estavam cheios. Assim, agradecemos ao Guia Neneco e permanecemos nos arredores do Santuário.

Depois do café da manhã reforçado na Pousada, decidimos que iríamos à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica a apenas 3 km do Sítio Histórico. A trilha é fácil e não necessita guia local para realizá-la.

Capelinha dos SS Corações
A trilha tem início próximo ao estacionamento de ônibus, à esquerda, através de uma matinha rala.

Há alguns trechos mais íngremes que estavam muito escorregadios, mas tudo molezinha...

Por volta de 9h30 chegamos à Capela do Sagrado Coração de Jesus, que estava fechada.

Ao lado da Capela há ruínas de uma construção anexa. Parada rápida para algumas fotos, pois do local permite bom visual dos arredores. Logo seguimos trilha acima, que é bem demarcada.

Eu no Mirante antes da Gruta de Lourdes. Ao fundo cachoeira temporária
Com tempo muito fechado chegamos a um mirante, de onde se via parte do paredão logo à frente, o que seria a base do Pico do Carapuça.

Do paredão despencava uma cachoeira provisória devido às chuvas, resultando numa imagem muito bonita. Parada rápida para fotos, apesar da chuvinha insistente.

Desse mirante rochoso dirigimos para o fundo do vale, descendo pelas rochas que tomam conta da trilha. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica logo abaixo, no sopé do paredão.

Imagem na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta é pequena, de uns 15 metros de largura por uns 8/9 de altura. A profundidade é bem pequena, que não passa de uns 5 metros. Há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes num ponto mais ao alto.

Ao lado, há uma saliência na rocha, possível de ser alcançada através de subida na parte esquerda da gruta.

É um pouco perigoso ir até esta saliência, pois o acesso está repleto de lodo. À frente da gruta cresce uma matinha, que vai rumo abaixo pelo pequeno vale.

Ficamos por lá por uns 40 minutos e logo iniciamos retorno pela mesma trilha da ida. Ao chegarmos novamente na Capela do Sagrado Coração fomos explorar as ruínas ao lado da Igreja. Permanecemos por lá por uns 30 minutos, fotografando e papeando.

Reiniciada a caminhada, logo chegamos ao Sítio Histórico a tempo de saborear o almoço de domingo.

Após o almoço, por volta de 14 horas fomos conhecer a Cascatinha, que fica a 2 km do Sítio Histórico. Exceção para o Gabriel, que preferiu permanecer na Pousada para conhecer os atrativos históricos locais, que são variados e belos.

Cascatinha nervosa devido às chuvas. À direita uma imagem de Nossa Senhora...
A trilha para a Cascatinha é plana em todo o trajeto. Também tem início no estacionamento de ônibus, próximo onde eram as churrasqueiras; que agora são de uso proibido.

Trilha tranqüila, sem possibilidade de erros. Sobressaltos mesmos só com o volume de pessoas que encontrávamos pelo caminho. O Caraça estava movimentado naquele fim de semana; apesar das condições climáticas...

O tempo até ensaiou uma abertura e fez aquele calor abafado.

Uns 40 minutos de caminhada desde o Sítio Histórico e chegamos à Cascatinha. Na verdade estava uma baita cascata, tamanho o volume d’água.

Havia muitas pessoas por lá, aliás, uma multidão, mas que logo foi embora. Aproveitamos então o momento de sossego para registrar algumas imagens, mas não entramos na água. Quando nova leva de pessoas chegava por lá, deixamos o local.

Vale visto do início da trilha para o Pico do Sol
Retornando pela trilha, logo adiante fomos até o início da trilha do Pico do Sol. Não iríamos ao Pico, é claro, foi mesmo só pra passar o tempo.

Subimos alguns lances iniciais, passando por rochas que exigem alguns malabarismos. Chegamos a um pequeno platô de onde se tem bela vista do vale abaixo, por onde segue a trilha da Cascatinha.

Sol e Inficionado encobertos e com várias cascatas temporárias
À nossa esquerda estava lá, encoberto pela neblina o Pico do Inficionado. Acima, estava o Pico do Sol, também encoberto, de onde descia outra cachoeira provisória.

Logo descemos e retomamos a trilha de volta ao Sítio Histórico. Eu, a Sol e o James ficamos um pouco para trás porque gostamos de bisbilhotar plantas, formações, caçar detalhes, fotografar...

Mesmo assim, próximo das 16h00 chegamos de volta ao Santuário, com tempo apenas para resgatar nossas tralhas da Pousada, pois nosso resgate já nos aguardava.

Calvário no Sítio Histórico
Antes da partida fui ainda ao belo Calvário do Sítio Histórico, que fica em frente e em um nível mais elevado que o Santuário. Momento para gratidão! Aliás, os arredores do Sítio Histórico abrigam recantos muito singelos!

Pouco depois corri para o estacionamento e embarcamos de volta para BH. Viagem dessa vez bem tranquila; e próximo das 19h00 já estávamos em BH.

Igreja vista desde o Calvário
Juntamente com o Gabriel, desembarquei no miolo de BH e fomos para a Rodoviária, onde permaneci até por volta de 20h30, quando nos despedimos. De lá direto pra casa!

Cheguei em casa com um misto de sensações. Uma boa, porque ter estado em um lugar tão belo e em boas companhias foi um privilégio. A outra sensação era um tanto frustrante: mais uma vez fora atingido pela ausência de visual justamente na visita de um pico; além de adiar a visita ao desejado Inficionado...

Serviço

O Pico da Canjerana está localizado na região conhecida como Caraça, que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN administrada pelos Padres da Congregação da Missão.

Abrange áreas nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, Estado de Minas Gerais, Brasil. Com uma área de pouco mais de 10 mil hectares, a RPPN guarda rico acervos histórico, cultural e natural.

O Pico da Canjerana (1.890m) é aquele de acesso mais fácil de todo o Caraça. A trilha de acesso tem início na estrada de acesso antes de adentrar o Sítio Histórico. É plana ate a região dos Campos de Fora.

A partir deste ponto, a trilha torna uma longa subida de aproximadamente 4 km, que segue serpenteando o Pico. Trata-se de uma antiga estradinha que serviu de acesso ao topo, pois em tempos passados ha via uma subestação de energia no Canjerana.

Em dias abertos, desde o Canjerana é possível observar todos os outros seis principais Picos do Caraça, a saber: Carapuça (1.955m); Conceição (1.800m); Inficcionado (2068m); Pico do Sol (2.072m); Três Irmãos ou Trindade (1.675m) e Verruguinha (1.650m).

Além dos picos, há no Caraça outros atrativos naturais, como a Cascatinha, a Cascatona, a Cachoeira da Bocaina, a Pedra da Paciência, a Gruta de Lourdes, dentre outros. Para visitar esses atrativos não é necessária a presença do guia credenciado, e as trilhas são sinalizadas.

Vale destacar que recomenda-se ao visitante reservar um tempinho para conhecer o Sítio Histórico, que além do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, uma bela construção neogótica, com belíssimos vitrais e um órgão de tubos ainda em funcionamento; há o Claustro, Catacumbas, Museu, Biblioteca, Jardins, Calvário e a Capelinha do Sagrado Coração de Jesus.

Infraestrutura

Podendo ser acessado por estradas asfaltadas, há algum tempo as instalações do antigo Colégio do Caraça foram transformadas em uma charmosa pousada com infra-estrutura básica ao visitante. Há também a opção de locação de uma casa para grupos; dentre outras instalações específicas, como um Centro de Convenções.

Há restaurante aberto ao público para almoço. Nos arredores do Santuário há lanchonete, loja de souvenir e sanitários. Quanto às comunicações carece de sinal de telefonia celular de melhor qualidade.Não há camping dentro da RPPN do Caraça; mas há amplo estacionamento no lugar.

Horários de visitação e ingresso

Segunda a segunda, das 08h00 às 17h00.
► A entrada só é liberada entre 08h00 e até às 15h30. A saída deve ocorrer até às 17h00.
► Para hospedagem a entrada é permitida até às 21h00. Após esse horário a portaria é fechada e não se permite acesso em hipótese alguma. Há a pousada e algumas casas para grupos específicos.
► É cobrada uma taxa de visitação. Confira valores nos telefones da RPPN

Telefones importantes

Caraça: 31 3837-1939 | 31 98978-3179 | 31 99617-3533
Ponto de táxi em Barão de Cocais: 31 3837-1812
Ponto de táxi em Santa Bárbara: 31 3832-2210

Distâncias - Belo Horizonte ao Caraça

BH à RPPN Caraça: Aprox 120 km através de estradas asfaltadas.

Como chegar e voltar - De ônibus

Cidade referência: Belo Horizonte
Viação Pássaro Verde até Barão de Cocais ou Santa Bárbara → táxi até RPPN do Caraça

► Não aconselho desembarcar do ônibus na rodovia na altura do trevo que segue para o Caraça, pois deste ponto até o Santuário são 20 km, distância considerável para se ir à pé pelo asfalto!
► Consulte frequências e horários no site da empresa de ônibus
► Ligue nos pontos de táxi e confira o valor da viagem

Como chegar e voltar - De carro

Cidade referência: Belo Horizonte
BR 381 até o trevo de Barão de Cocais → MG 436 até acesso de Santa Bárbara → Acesso Caraça

► Há farta sinalização no trecho

Como chegar e voltar - De trem

Cidade referência: Belo Horizonte
Embarcar na Estação Ferroviária BH e desembarcar na Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais → Táxi até o Caraça

► Consulte horários e frequências do Trem no Site Oficial da Estrada de Ferro Vitória Minas

Considerações Finais

► Para visitar ou pernoitar nos picos do Caraça; ou para caminhadas em atrativos com distância acima de 6 km desde o Sítio Histórico é obrigatória a contratação de guia local. Não adianta chorar: Mesmo que tenhas feito todas as Altas Montanhas do mundo; ou tenhas escalado todas as vias existentes no planeta; ou ainda, tenhas "Doutorado e Pós Doutorado em Trilhas" e seja o maior e melhor do mundo!
►► Atualização Fev 2016: Por tempo indeterminado estão suspensos pernoites de caminhantes nos picos do Caraça.

► A agenda dos guias locais é bastante concorrida, portanto planeje sua aventura.

► A visita ou pernoite de grupos nos picos é limitada a 11 pessoas, incluso o guia local.
►► Atualização Fev 2016: segundo Comunicado recente, a limitação baixou para 10 pessoas.

► Para visitas em grupos maiores, mesmo que não se utilize guia local (distâncias até 6 km) é necessário agendamento prévio.

► Não é permitido acampar, fazer churrasco ou fogueira no Caraça. Não há camping dentro da RPPN do Caraça. Fora dos domínios da RPPN há o Camping do Sol, mas fica a mais de 10 km da portaria.

► A RPPN é extremamente vigiada e prima pela limpeza. Traga de volta o seu lixo.

► Há água pelo trajeto. Após os Campos de Fora, que é quando inicia o trecho de subida um pouco mais acentuada é possível encontrar água pelo menos em três pontos.

► No período de inverno a temperatura é baixa no Caraça. Fique atento!

► O Caraça é muito visitado por estrangeiros. Dificilmente se vai por lá e não cruza com alguns deles.

►► O Caraça é administrado pelos Padres da Congregação da Missão, portanto o lugar é marcado pela religiosidade e por regras rígidas e específicas. Tome ciência disso e evite transgredi-las, pois poderá ser 'convidado' a se retirar do lugar. Também é uma RPPN cujas regras podem mudar conforme avaliação da administração. Por isso, antes de visitar o lugar, ligue e se informe sobre alguma atualização.

►► Saiba tudo sobre o Caraça no seu Site Oficial

►► Confira algumas Dicas Básicas de Segurança para a prática de Atividades Outdoor